sexta-feira, abril 08, 2005

10 Segundos

O que será pior?
Nunca ter experimentado certa coisa… ou saber o que ela é mas depois perde-la?
Desconhecer sempre a essência de algo… ou apreende-la mas depois esquece-la?
Ser cego desde nascença… ou ir perdendo a vista à medida que se envelhece?

Certamente que é mais fácil não saber, nunca, o que é (p.ex.) ter um animal de estimação… pois assim nunca iremos sofrer quando ele morrer…
Muitas vezes preferimos nem sequer saber o que é Amar… porque um dia tudo desaparece e a dor que fica destrói-nos por dentro…
É mais seguro não arriscar… deixar que a vida tome as nossas próprias decisões… pois assim temos uma (falsa) ideia de segurança! “Não conseguiria suportar a perda” – dizemos nós – “então prefiro ficar quietinho!”

Se eu fosse cego… preferia que a cegueira me destruísse progressivamente… Desse modo sempre teria uma pequena ideia do que é a luz… o sol… o brilho dos teus olhos… Em vez de imaginar como seria isso tudo eu recordava…
Ficava triste por me ter sido roubada, a pouco e pouco, a visão… Mas sentir-me ia mais quente, mais forte, mais rico… pois teria a certeza de ter visto como é o mundo… nem que fosse só por 10 minutos… 10 segundos…