segunda-feira, março 28, 2005

Tudo Bem?

Caminhava distraidamente concentrado nos meus assuntos quando, sem esperar por isso, fora avistado por um grupo de colegas que prontamente me saudaram:
- Olha o Rudolfo! Então pá, tudo bem?

(Tudo bem… tudo bem! Aquelas palavras, mais uma vez, ecoavam nos meus ouvidos de forma ensurdecedora… Como é que alguém pode responder a um… Tudo Bem?... se/quando Nada está Bem?! Talvez enganando o receptor com um vago: Tudo ok!)

Apeteceu-me dizer: Ah, mais ou menos, sabes como é…
Mas esta atitude causaria espanto, e logo as mentes mais despertas procurariam saber coisas com os típicos:
- Então, o que é que se passa?
Ou então:
- Podes falar!
Ou mesmo:
- Se precisares de alguma coisa…

Acabei por responder secamente…
- Sinceramente… não, não está tudo bem, na verdade parece que está tudo mal. Obrigado por se preocuparem, podiam ter só dito um passageiro “olá” pois o efeito é o mesmo. Eu quis ser sincero pois não gosto de mentir nem gosto de dar esperanças a conversas que prefiro não ter. Não somos assim tão Amigos para que possa abrir-me convosco e expor-vos todos os meus problemas, por isso prefiro dar-vos esta resposta…
Desculpem a franqueza mas as coisas não estão mesmo bem… A sério, desculpem-me…

E ficou a despedida… olhei o chão envergonhado (apesar desse tipo de vergonha ir, sempre, parar à pessoa errada) e afastei-me com o meu andar pesado e vagaroso…

Ainda tive tempo para ouvir uns… “Este gajo… blá blá…”
Também senti outros, mais sensíveis, a parar e a olhar para mim com um certo ar de impotência… como quem diz… “Não sei o que poderei fazer por ti”

Porém, um Amigo correu para me alcançar, abraçou-me pelos ombros e disse:
- Eu compreendo-te.
Obrigado… agora sim, posso dizer-te… “está Tudo Bem, e contigo?”