quarta-feira, fevereiro 08, 2006

Abrir os Olhos… Os da cara, porque o outro parece que tem de estar sempre aberto…

A semana passada fui ao Porto, à Fnac ver a apresentação de um CD.
À saída reparei nos livrinhos da programação… De início ignorei, mas depois voltei atrás e decidi mesmo trazer um por mera curiosidade!
Feliz de quem é assim tão “curioso” como eu fui…
Uma coisa me chamou logo a atenção. Não, não foi o facto de estar uma cara bonita na capa do livrito… Foram as letras pequeninas a dizer “01-15 Fevereiro 2006”!!!
A chamada “Agenda Fnac” (que tem 28 folhas!!!) é bimensal… Isto transporta-me imediatamente para as “agendas” (cof cof) que nós temos por Coimbra que não devem ser tão grandes e que são feitas de 3 em 3 meses…
Já em casa fiquei estarrecido com a oferta (N.B: OFERTA) cultural da Fnac. Atenção, não falo da oferta cultural da cidade do Porto, ou mesmos Porto e arredores… Falo, simplesmente de umas “caixas de comércio” musical e livresco que dão, de mãos largas, A Cultura.
Sim, eu já sabia que Lisboa e Porto são cidades com grande variedade de eventos culturais;
Sim, eu já sabia que Coimbra é um dos cús do mundo (que parece que está sempre aberto a investidas…)
O que eu não tinha ideia era do grau de disparidade existente entre as ditas segunda e terceira cidades do país!!!
Ao pegar na “Agenda Fnac” não posso deixar de sorrir e pensar: Eu bem podia passar o resto da minha vida a saltitar da Fnac de Sta. Catarina para a do NorteShopping, para a do GaiaShopping…

Aqui fica a minha manifestação pública de humilde agradecimento pelo trabalho e criação de oportunidades desenvolvidas pela Fnac.
Consequentemente fica o apelo à massa do povo para começar a abrir os olhos (escusado será dizer, sempre da cara) porque este país anda mesmo mal… ou será melhor dizer: Este país É mesmo mau…